Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Notícias Artigos Científicos
Artigos Científicos


Estudos relacionam humor e imunidade

Henrique Saad

 



Em artigo publicado na revista científica American Journal of Nursing (2001), Charlene Pattillo e Joanne Itano, enfermeiras especialistas em oncologia, revisaram estudos que mostravam, entre outras coisas, que os níveis de imunoglobulina A salivar — um anticorpo que auxilia no combate a doenças respiratórias — foram elevados após os pacientes serem submetidos a filmes de humor.
Leia mais...
 
Henrique Saad Instrutor de Yoga na Chácara Anahata (São Roque-SP)


Gargalhar age como analgésico, diz estudo

Felipe Heiselmann

Dar uma boa gargalhada libera substâncias químicas que agem como analgésico natural, reduzindo a dor, indica uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha.

Para testar a hipótese, os pesquisadores mediram as reações de voluntários à dor – por exemplo, colocando uma sacola de gelo sobre o braço para medir quanto tempo eles aguentavam.

Leia mais...
 

Prática da ioga traz benefícios afetivos e cognitivos, aponta estudo brasileiro

Felipe Heiselmann

Hermogenes

Para quem pratica ioga, memória de longo prazo melhorou 20% e houve redução do estresse

Um estudo científico brasileiro mostrou que a ioga traz benefícios cognitivos e afetivos palpáveis para quem a pratica.

Leia mais...
 

Técnica de meditação da ioga amplia habilidades visoespaciais

Lua Shanti

A meditação tem sido praticada há séculos como uma forma de acalmar a alma e trazer paz interior. Segundo uma pesquisa, publicada na revista Psychological Science, agora há evidências concretas de que um método específico de meditação pode temporariamente ampliar nossas capacidades visoespaciais - por exemplo, a capacidade para reter uma imagem na memória visual por mais tempo.

Leia mais...
 

Praticar ioga na adolescência pode proteger contra transtornos mentais

Felipe Heiselmann

Pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, mostram em um novo estudo que praticar ioga durante a adolescência pode ajudar a prevenir transtornos mentais.

Os autores compararam o desempenho de alunos do ensino médio de uma escola que participaram das aulas regulares de educação física com um grupo que, durante 10 semanas, frequentou aulas de ioga.

Leia mais...
 

Ioga ajuda a melhorar a imunidade

Felipe Heiselmann

Prática regular reduz os níveis de substâncias relacionadas ao envelhecimento e ao estresse do organismo. Um estudo realizando pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que praticam ioga regularmente têm no sangue níveis mais baixos de citoquinas – substâncias inflamatórias ligadas ao estresse e ao envelhecimento.
Leia mais...
 



Página 1 de 4

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: