Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Pranayama Artigos & Sequências Perguntas mais freqüentes sobre respiração correta

Perguntas mais freqüentes sobre respiração correta

Renilson Durães
Como está a respiração da sociedade moderna?

Devido a fatores como o aumento crescente de informações e demandas e um mercado de trabalho altamente competitivo, é cada vez mais superficial e precária a respiração na sociedade moderna. Com a sensação de um tempo mais curto, as pessoas não dão mais atenção às funções biológicas básicas e dentre elas, a respiração, que é o ato fundamental da vida.


Qual a importância de uma boa respiração no dia a dia?

A boa respiração percorre toda a circulação, alimenta as células e órgãos e contribui para manter o bom funcionamento do organismo. E só a respiração profunda, completa e diafragmática, principalmente durante a prática de exercícios físicos, é capaz de fornecer aos órgãos a oxigenação suficiente. Devido à massagem nos órgãos internos, ela melhora o processo digestivo e evita problemas circulatórios e cardiovasculares. Apesar de ser um ato involuntário, automático, diante do estresse e ansiedade que assolam o ser humano, as pessoas podem recorrer a algumas técnicas de controle e manipulação da respiração, que as ensinem e conectem novamente com a maneira correta de respirar.


Quais as conseqüências de uma respiração mal feita?

São inúmeras as conseqüências de uma má respiração. De um modo geral, as pessoas que respiram mal reduzem a resistência física, são candidatas ao enfraquecimento e a diversas doenças, inclusive cardiovasculares. Algumas doenças de fundo mental e emocional, como depressão, ansiedade e medo, insônia, confusão mental e tantas outras, podem ter a má respiração como uma de suas causas. A falta de oxigenação no cérebro interfere negativamente na memória e concentração, produz tensão e irritabilidade, acelera o envelhecimento das células. A respiração de má qualidade agrava os problemas de alergias, asma, bronquite, sinusite e contribui para o aparecimento de varizes, pois prejudica o fluxo sanguíneo.


Que tipo de exercícios a pessoa poderia fazer para melhorar a qualidade de vida?

Várias são as técnicas utilizadas por terapeutas, médicos e profissionais de saúde de um modo geral. A primeira coisa que precisamos aprender, ou reaprendermos na verdade, é a respiração abdominal, pelo diafragma, aquela que os bebês fazem naturalmente. No Yoga, trabalhamos com os pranayamas, que são práticas que ensinam o controle e equilíbrio da respiração. Há uma técnica respiratória denominada bhastrica ou respiração do fole, que faz aumentar a oxigenação e estimula todo o organismo.
Há a respiração polarizada que contribui para o equilíbrio das emoções.
Estas e várias outras técnicas fazem parte das aulas de Yoga, que ministramos em Montes Claros.


Renilson Durães
RD Núcleo de Yoga e Terapias Corporais
Telefone: (38) 3213 0057 - 9102 9063

 
Renilson Durães Sou Prof de yoga e Terapeuta Corporal, Atuo ha 25 anos como profissional, coordeno o RD Núcleo de Yoga e Terapias Corporais www.rdyogamoc.com


Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba novidades





Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de doações, compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: