Portal Yoga Brasil

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Shat Kriya Neti Jala Neti

Jala Neti

Henrique Saad

jala-neti-2Aonde comprar: Loja Yoga Brasil

Jala neti é uma técnica de purificação das vias respiratórias superiores, que consiste em lavar as narinas com água morna e sal.  Além de propiciar uma respiração melhor, é eficaz no tratamento de sinusites, alergias, dores de cabeça e até prevenção de resfriados comuns.

 

Hoje, milhões de pessoas sofrem de infecções  respiratórias  de algum tipo, que podem ser gentilmente tratadas com água morna e sal, em vez de pesados antibióticos. Jala neti é ideal para pessoas que moram em lugares com alto índice de poluição e pode ser realizado diariamente.

Equipamento:
A utilização de um pote (lota) para jala neti torna a prática muito mais fácil e confortável, pois permite que a água flua suavemente pelas narinas com a força da gravidade. Veja os disponíveis na Loja Yoga Brasil


Água salinizada:
Encha o pote com água pura e morna (semelhante à temperatura corporal). A água deve ser misturada com sal puro na proporção de uma colher de chá rasa para meio litro de água.  A razão para isso é muito simples: a água dessa maneira é uma solução isotônica e que não causará desconforto ao passar pelas narinas.  Misture o sal e tenha certeza que ele foi completamente diluído na água. Sinta o gosto da água e ajuste se sentir que não está correto. A água deve ter sal similar ao de uma lágrima sua. Depois de algumas tentativas, é muito fácil reconhecer a mistura por seu próprio gosto.

Aonde fazer:
A purificação nasal pode ser realizada na pia, numa bacia, no chuveiro ou ao ar-livre. Basta ser um lugar propício para que se escorra água pelas narinas.

Técnica:
1.  Encha o pote com a água preparada. 
2. Gentilmente introduza a ponte do pote na narina em que estiver respirando melhor. Não deve haver força, mas a ponta do pote deve suavemente pressionar o canto interno da narina para não escorrer água.
3. Incline lateralmente a cabeça em direção ao ombro, enquanto simultaneamente levanta o pote, de forma que a água passe a fluir naturalmente de uma narina e sair pela outra.
4. Durante a passagem da água, respire suavemente pela boca.  Deixe que a água passe por cada uma das narinas entre 10 a 20 segundos.
5. Após a passagem da água por uma das narinas, expire pelo nariz várias vezes com suavidade para retirar a água carregada de muco. Não expire com força, pois pequenas dores poderão surgir. Expire várias vezes e suavemente, até que o nariz esteja seco.
6. Repita o procedimento com a narina inversa.

Duração e quando fazer:
Jala neti é prático e pode ser feito em menos do que 5 minutos.
Pode ser realizada diariamente e o ideal é que seja feita de manhã em jejum. Se necessário, pode ser realizada em outros períodos do dia, evitando-se os períodos logo após as refeições. Uma vez ao dia é suficiente, mas pode ser de praticada mais vezes para aliviar resfriados e  excesso de muco.

Dicas:
1. A prática é suave e não deve haver dor. Se há algum ardor na passagem da água, isso significa que ou colocou sal a mais ou a menos. Acerte a dosagem de sal com sua prática, seguindo a orientação acima.
2. Ao expirar a água pelo nariz, faça suavemente. Se sentir dor, a expiração ocorreu com muita força.
3. Secar bem as narinas é um estágio importante do jala neti. Expire suavemente repetidas vezes para deixá-las completamente secas.
4. Após secar as narinas, podem ser aplicadas nelas óleo de amêndoas, de gergelim ou ghee (manteiga clarificada) para auxiliar na lubrificação.

Precauções:
Pessoas com sangramento crônico do nariz devem procurar um professor experiente antes de praticar.

Benefícios:
1. Excelente para o tratamento de sinusites, alergias, dores de cabeça e prevenção de resfriados comuns.
2. Maximiza a capacidade respiratória, com um maior fluxo de ar nas narinas desobstruídas. Por conseqüência, melhora a saúde como um todo.
3. Auxilia em casos de doenças pulmonares, como asma, pneumonia, bronquite, tuberculose etc.
4. Tem efeito sutil nos nervos localizados no término das fossas nasais, aliviando sintomas de tensão e depressão.
5. Auxilia no equilíbrio do sistema nervoso e induz estados meditativos, ao balancear ida e pingala. 

Assista vídeo:

 

 
Fonte: Henrique Saad - Chácara Anahata (Retiros de Yoga e Ayurveda em São Roque-SP ) -  www.chakraanahata.org
 

 

Advertência:
Este conteúdo é de uso estritamente informativo e recomenda-se sempre o acompanhamento de um profissional qualificado

 

 
Henrique Saad Instrutor de Yoga na Chácara Anahata (São Roque-SP)


Comentários   

 
0 #9 Henrique Saad 21-03-2014 16:09
Oi Flávia, feliz que tenha apreciado o artigo. Segue o texto solicitado ao seu email. Boas práticas!

Namaste 3õ

Henrique
Editor Portal Yoga Brasil
Instrutor de Yoga na Chácara Anahata, São Roque-SP, www.chakraanahata.org
Citar
 
 
0 #8 Flávia - Arte-Misia 28-11-2013 19:08
Olá! Henrique

Gostaria de publicar o seu artigo me meu site, por favor me passe por e-mail
Citar
 
 
0 #7 sandra 01-05-2011 22:14
Tenho filha de 4 anos.Desde 2 anos e meio ela pede para fazer toda vez que me ve fazendo. Uma amiga minha tb disse que o pediatra dela recomendou para filho dela que tem rinite fazer lavagem nasal diariamente. Porem ele receitou soro fisiologico e siringa. Uma acumputurista recomendou usar soro ou agua com sal morna.
Mas acho que precisa partir da vontade da criança. Se ela se assustar com procedimento, pode travar tudo e seria uma experiencia traumatico.Boa sorte
Citar
 
 
0 #6 Maevi 13-04-2011 19:55
Olá, gostaria de saber se há algum estudo e o que ele diz sobre a prática do Jala neti em crianças.
Citar
 
 
0 #5 Henrique Saad 13-10-2010 13:52
Namaste Ortensio
Sinceramente não tenho o conhecimento médico, nem pessoal, para lhe afirmar a eficácia do jala neti no tratamento de polipos nasais. Acredito que o ideal seja consultar um otorrino acerca do tratamento feito com jala neti e seguir a sua opinião.

De qualquer modo fiz uma pesquisa na internet e encontrei alguns relatos de pessoas com polipos que se deram bem com o jala neti, mas outras não.

Um site muito útil para pesquisa sobre jala neti para casos de polipos é o

http://www.healthandyoga.com/html/neti/neti_faqs/neti_faqs.asp

Traduzo aqui o que foi escrito por eles sobre polipos:

"pólipos nasais são crescimentos de tecido carnoso dentro do sistema nasal que pode ser benigno ou maligno. Pessoas que estiveram em tratamento médico para pólipos (usualmente de corticosteróide s, anti-histamínic os, ou cirurgia) geralmente têm fossas nasais muito sensíveis e a irrigação nasal pode ter tendência a irritá-las. No entanto, algumas pessoas com pólipos relatam um efeito calmante da irrigação nasal. A sensação resultante e os efeitos do Jala Neti sobre pólipos, portanto, dependem da gravidade, número, idade dos crescimentos e os efeitos colaterais da medicação. Você deve seguir o conselho de seu médico para saber se a irrigação nasal com solução salina é apropriado para sua condição.

Embora algumas pessoas tenham seus pólipos diagnosticados e encontrarem-se em tratamentos, outras pessoas também podem realmente tê-los, mas não sabem disso, e assim sentir desconforto nas fossas nasais (e assim relatando ardência ao fazer o Jala Neti). Portanto, se o desconforto nasal persistir, um médico deve ser consultado para verificar a sua presença e sua condição.

O desenvolvimento do pólipo tem sido associado à inflamação de longa duração, disfunção do sistema nervoso autônomo, e predisposição genética e de doenças como rinite, alergias, rinite e sinusite. Jala Neti, por si só, se realizado corretamente, não piora ou agrava pólipos nasais, nem pode ser garantido para curá-los. A principal vantagem da irrigação com solução salina é remover o muco excessivo para ajudar a liberar a respiração. A longo prazo, jala neti pode ajudar a restaurar a integridade da membrana, mas só se os medicamentos fortes forem descontinuados. Se o seu especialista médico permitir o jala neti, deve-se começar muito suavemente no início, poucas vezes por semana, prestando atenção para eventual sensação de desconforto. Se tudo correr bem - isto é, se não houver dor e uma diminuição nos sintomas da sinusite - então está OK para aumentar a freqüência de até uma vez por dia. Após algum tempo, se tudo continuar bem, aumentar para duas vezes por dia podem ser útil. Se existir dor ou desconforto, a técnica deve ser cessada e assistência médica profissional procurada. Mas sempre os procedimentos corretos para Jala Neti devem ser observados." ;
Citar
 
 
0 #4 Ortensio 30-09-2010 02:21
Ouvi falar que quem tem polipos nasais nao va bem pois as narinas devem ficar sempre secas para evitar a prolificaçao dos polipos e' verdade?

(um italiano com instrutora de Yoga brasileira)
Citar
 
 
+1 #3 mauricio andrade 13-05-2010 09:39
Gente, acho a idéia desse regador citado pelo Ronaldo economicamente interessante. Porém, considero prudente verificar se esse plástico em contato com a água morna não libera nenhum resíduo tóxico.
Citar
 
 
0 #2 Mirtes Godoi 11-05-2010 13:15
Adorei a dica, valeu mesmo....
Citar
 
 
+3 #1 Ronaldo Pestana 09-10-2009 19:48
:cheer: Uso um regador de plástico da marca CIPLA com capacidade pra 1 litro.Coloco 800ml lavo as duas narinas,sem necessidade de encher novamente.É DEZ!:De plástico(não machuca e nem quebra).E o melhor é que custou R$5,80 numa loja que vende produtos de R$1,99! :cheer:
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba novidades





revista-vedanta

Dê uma mão!

de-uma-mao

Gostou do Portal?
Apoie esse projeto independente através de doações, compras na nossa Loja ou clicando nos links patrocinados abaixo: