BANDHA: EXPANDINDO A ENERGIA

Jalandhara bandha, uddiyana bandha e mula bandha estão situados, respectivamente, na garganta, abdômen e períneo. Se sua duração puder ser aumentada, então, onde estará o medo da morte? - Yogataravali, sutra 5.

Tradicionalmente os bandhas eram classificados como parte das mudras e eram ensinados apenas de forma direta por um guru experiente. Tanto o Hatha Yoga Pradipika quanto outras antigas escrituras tantrikas se referiam a essas práticas como sendo uma só, e sua separação aconteceu ao longo dos séculos, talvez com um propósito um pouco mais didático.

A palavra sânscrita bandha (substantivo masculino) significa "amarrar" ou "fechar", e refere-se precisamente à ação física envolvida e seu efeito no corpo sutil. Os bandhas servem para “conter” a energia vital em áreas específicas e redirecionar seu fluxo para o canal sutil central com o propósito de evolução espiritual.

Os bandhas podem ser praticados individualmente ou incorporados com mudras, pranayamas ou asanas, e dessa maneira, aprofundam os efeitos da prática. Há três bandha principais: uddiyana, mula e jalandhara, e um outro que é a fusão destes: maha bandha.

Fonte: Inspire Yoga



Imprimir