ASANAS: o que são?

asana

Asana (pronuncia-se ásana) é uma palavra em Sânscrito que significa "postura confortável e equilibrada". Comumente confunde-se asana com exercícios físicos ou alongamentos quase circenses. Claro que a asana pode ser vista de tal maneira por alguns, que certamente conseguirão grandes benefícios físicos por meio de sua prática regular. Porém este simples benefício físico está longe do objetivo fundamental da asana.

 

De acordo com a filosofia da Yoga, o ser humano é constituído de três aspectos: físico, mental e espiritual. E o objetivo fundamental da asana é equilibrar esses três elementos em uma harmônica unidade. Se a asana fosse um simples exercício físico (como infelizmente propugnado em muitas academias de ginástica), poderíamos praticá-la enquanto lemos uma revista, tal como se faz em uma bicicleta ergométrica. Porém, é impossível realmente praticar asana enquanto se faz ou se pensa em outra coisa. É necessário o envolvimento por completo do praticante, com a máxima atenção possível na posição, movimento, na respiração e no relaxamento de todo o organismo.

As asanas foram desenvolvidas pelos iogues da Índia há milhares de anos, que perceberam ser impossível almejar uma evolução espiritual se ignorassem a saúde do corpo e da mente. O corpo e a mente devem estar em perfeita harmonia para, então, transcender para uma evolução espiritual.

Pergunta-se: e como a asana harmoniza o ser humano a ponto de permitir-lhe uma evolução espiritual? A resposta vem em muitas maneiras que sáo abordadas no artigo "Os Benefícios das Asanas".

Porém a melhor resposta vem de sua experiência pessoal. A sua prática dirá o que asana é para você.

Boas práticas!
 
Hari Om Tat Sat

Henrique Saad: no caminho da Yoga desde 2005, dá aulas e retiros na Chácara Anahata, em São Roque -  www.chakraanahata.org  --  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Advertência:
Este conteúdo é de uso estritamente informativo e recomenda-se, sempre, o auxílio pessoal de um instrutor qualificado.

Saiba mais:

A importância do aquecimento.

Benefícios das asanas.

Dicas para a prática de asanas.


Imprimir  

Artigos Relacionados

Como se escreve e se pronuncia ?

Guia de Estilos de Yoga

Yoga é religião?

Como escolher uma escola de Yoga

O que é Yoga