Consumo Colaborativo

Um dos fenômenos mais interessantes que vem ocorrendo dentro do movimento verde, nos últimos anos, é o nascimento e a expansão de diferentes formas de acesso a produtos e serviços, sem a necessidade de compra. Serviços de aluguel de carros, roupas e objetos de todo tipo, trocas de pessoa para pessoa, empréstimos temporários e doação de coisas em desuso por meio de redes como Freecycle, estão apontando para um novo tipo de sociedade colaborativa que se desenvolve por meio da conexão e da tecnologia.

Eco-Yoga: A Agenda 21

yoga-ecologia

A Agenda 21 foi o resultado da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio em 92.

Não é apenas uma agenda ambiental: é uma agenda para o desenvolvimento sustentável que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, ongs, todos os setores da sociedade, incluindo nós que no caso a somos, podem cooperar no estudo e nas soluções para os problemas sócio-ambientais.

E-Lixo em São Paulo

Você tem pilhas, baterias, celulares, carregadores lotando suas gavetas? Sabe que esse “e-lixo” não deve ser jogado no lixo comum, mas também não sabe o que fazer com ele?

Com o projeto “e-lixo maps”, uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Sergio Motta, o acesso das pessoas aos locais que coletam e/ou reciclam o “e-lixo” fica muito mais fácil. No site, inserindo o CEP e o tipo de “e-lixo” que você precisa descartar, é possível encontrar todos os locais mais próximos de sua casa que recebem e reciclam esse tipo de resíduo eletrônico.

Movimento Global Pró-Ambiental vai acontecer neste Domingo

Neste domingo, 10/10/10,   cidadãos de todo o mundo irão acabar com um mito perigoso: que o movimento global sobre o meio ambiente está de alguma forma perdendo força.

Japoneses vão dormir mais cedo pelo clima

O  Japão criou uma curiosa campanha para diminuir o consumo de energia elétrica e reduzir as emissões de CO2 no país. O Ministério do Meio Ambiente pede aos cidadãos que se deitem e acordem uma hora mais cedo. Segundo informações do Telegraph, a premissa da campanha é a de que, ao trocar uma hora noturna por uma hora diurna, as pessoas ajudariam a reduzir significativamente a pegada de carbono do país.

Food Inc.

food-inc

Se você ainda acredita nas imagens das belas fazendas estampadas nas embalagens da comida que você compra nos supermercados, assista a esse filme. Tentando ser breve, o documentário mostra como o mercado alimentício americano está reduzido a um número ínfimo de poderosas corporações e que, sendo corporações, a visão sobre o assunto é lucro e não saúde.

X