Quem são os dalits

No caso da Índia, os indigentes tem nome, eles se autodenominam dalits. Eles não estão inseridos em nenhuma sub-casta. Pertencem a um grupo que não integra o sistema de varnas, ou seja, não fazem parte da sociedade humana do ponto de vista religioso.

Os dalits correspondem a 16,6% da população total do país, aproximadamente 194 milhões de cidadãos (World Factbook, 2009); número quase equivalente a população do Brasil, são chamados de Intocáveis na Índia. São pessoas maculadas pelo nascimento, em um ultrapassado sistema de castas que os considera impuros e inferiores a um ser humano.

De acordo com dados oficiais e de organizações não-governamentais, 80% dos dalits vivem nas áreas rurais e 86% não possuem nenhuma propriedade. Do total, 60% executam trabalhos eventuais, ou seja, não têm um emprego fixo. Enquanto a taxa total de analfabetismo na Índia é de 39%, entre os dalits ela atinge 63%. As piores estatísticas, contudo, referem-se à violência: a cada 18 minutos, essa gente é vitimada por um crime. E, diariamente, 3 mulheres dalits são estupradas. Nas cidades, os dalits trabalham como varredores de rua, limpadores de latrinas e de animais mortos. No interior do país, são empregados agrícolas assolados pela pobreza extrema, pelo analfabetismo e pela opressão.

Imprimir  

Artigos Relacionados

Maha-lila

A força dos símbolos indianos

Casamento hindu