
Uma das mais conhecidas é o curri utilizado na actualidade em numerosos países europeus. A palavra curri procede da indiana "kari" que significa molho de especiarias Na realidade o curri é uma mistura de especiarias como o jengibre, cilantro, curcuma, noz-moscada, cardamono e semente de papoula, embora também pode levar cravo e açafrão.
Também se utiliza muito na cozinha indiana o iogurte misturado bem com curri, bem com açúcar o com masala, quer dizer, outro molho de especiarias
Para começar pode-se tomar variados aperitivos como samosas, frituras, doisa e vodca.
As verduras são frescas e de grande qualidade. Sobretudo no sul do país pode-se experimentar pratos vegetarianos como o cutney de coco, os sambar com idili e os masala doisa (arroz fermentado e lentilhas). No país todos podem comer dhal, piré de lentilhas com vários vegetais, além dos deliciosos bajji raitas, yogurte com pepinos e menta. No norte do país, o arroz costuma substituir-se por tortas conhecidas como Puris, Chapatis e Nan.
Os pratos de carne são muito saborosos como o Rogam Josh, cordeiro ao curri, as Gushtaba, almôndegas com especiarias em iogurte, o Dham sak, cordeiro o frango com lentilhas ao curri e o Biryani, frango o cordeiro com arroz, com sabor a laranja e alinhado com açúcar e água de rosas. É interessante também a cozinha Tanduri baseada em frango, carne o peixe temperado com ervas aromáticas e assados em forno de barro. Como pratos nortenhos de carne destacam os kababs, espécie de brochetas de carne de cordeiro com verduras.
Como pratos de peixe destacam o pato de Bombaim que, na realidade é um peixe chamado bombloe que consome-se frito ou com curri, o pomfret, salmão indiano, o Dahi Mach, peixe ao curri com iogurte e sabor de cúrcuma e jenjibre e os Mailai, camarões ao curri com coco.
As sobremesas indianas são realmente deliciosas. Junto há frutas frescas como bananas, mangas, morangos, damascos, laranjas e granadas encontram-se uma grande variedade de doces na forma de pudins feitos com leite, pastéis e crepes. Os mais conhecidos são as Rasgullas, bolas de creme de queijo com água de rosas, os Gulab Jamuns, farinha e leite com xarope açucarado e as Jalebi, fritura de lentilhas banhadas em caramelo, de sabor muito curioso. Não deixe de provar o fantástico sorvete indiano, o Kulfi.
Como digestivo para depois das comidas os indianos comem pão, uma folha de betel recheada de anis e cardamomo.
Em todos os hotéis das grandes cidades pode-se comer cardápio internacional mas a cozinha indiana é muito gostosa e merece a pena conhece-la. Lembre-se que na Índia é costume comer com os dedos, porém, somente com os da mão direita.
Bebidas
A bebida mais tomada na Índia é o chá que pode-se encontrar de múltiplas variedades. Costuma-se tomar com muito açúcar e leite. Os habitantes do sul preferem, porém, o café. Como bebidas típicas muito refrescantes destacam o Nimbu pani, de limão, o Lassi, creme de leite gelado e o água de coco ingerida directamente do fruto. A cerveja e a genebra nacionais são de excelente qualidade e não são caras. Encontra-se sem dificuldade todo tipo de refrigerantes, água mineral e licores ocidentais. É aconselhável beber água engarrafada. Se desejar tomar álcool lembre que é preciso uma permissão para sua consumação em Tamil Nadu e Gujarat.