
Supta Vajrasana traz benefícios semelhantes à postura do Peixe, portanto pode ser praticada em seu lugar. Excelente postura para a expansão torácica, além de alongar a parte posterior das coxas. Balanceia as glândulas tiróide e paratiróide.
Início: Sente em Vajrasana (Diamante). Os joelhos podem estar unidos ou separados. Braços ao lado do corpo com as mãos no chão.
Com o auxílio das mãos, antebraços e cotovelos, lentamente traga o seu torso para trás. Mantenha o torso elevado à 45º do chão.
Flexione os cotovelos, distribuindo o peso de seu corpo sobre os cotovelos e antebraços. Lentamente, se o seu corpo permitir, descenda o restante do torso até o chão.
Pressione os cotovelos e antebraços e expanda o tórax. Olhe para trás e use apenas a coroa (centro da cabeça) como ponto de suporte da cabeça no chão. Sinta o alongamento da área da garganta.
Mantenha a postura, feche os olhos e respire profundamente. A maior parte do peso deve estar sobre os cotovelos e antebraços.
Finalização:
1. Expire, pressionando os cotovelos contra o chão para erguer lentamente o torso em direção da posição Vajrasana. Faça Pavanmuktasana para alivar a tensão da cervical e costas.
Respiração e Atenção:
Respiração lenta e profunda enquanto estiver mantendo a postura. Atenção sobre a expansão do tórax e alongamento da região da garganta.
Pontos de segurança e dicas:
1. Ao ascender/descender o torso, faça lentamente para evitar lesões na coxa e joelhos. Utilize a pressão de suas mãos, cotovelos e antebraços para controlar a descida/subida do torso.
2. Se possui problemas cervicais, faça a variação repousando a parte de trás da cabeça no chão.
3. Utilize a pressão dos seus cotovelos contra o solo, além de unir as omoplatas, para auxiliar a expansão do tórax.
Variações:
1. Problemas cervicais: não repouse a coroa da cabeça no chão. Apenas deixe-a descansar com toda a parte de trás encostada no chão.
2. Com uma das pernas esticadas à frente: faça esta versão parcial para maior controle sobre o movimento.
Benefícios:
1. Traz flexibilidade às coxas e tornozelos.
2. Expande a região torácica, maximizando o movimento da respiração. Boa para asma, bronquite e qualquer outra doença pulmonar.
3. Balanceia as glândulas tiróide, paratiróide, pineal e pituitária.
4. Balanceia todos os chakras, especialmente o Anahata.
Precauções:
1. Cuidado especial para não lesionar os músculos e ligamentos das coxas e joelhos. Entre e saia da posição lentamente e com cautela. Seja sensato e contente no estágio em que se encontra, sem forçar a postura.
2. Se tem dores cervicais: pratique a variação com a cabeça repousando no chão.
3. Se sofre de hérnia ou problemas na coluna: tenha cautela e respeite o seu limite.
4. Se tem pressão alta: tenha cautela e respeite o seu limite.
5. Se teve cirurgia recente no coração: evite essa postura.
6. Se está em estágios avançado de gravidez: evite essa postura.
Advertência:
Este conteúdo é de uso estritamente informativo e não substitui a consulta ou qualquer tratamento médico. Se tiver dúvida sobre a sua saúde, procure um profissional da área médica. Antes de começar a praticar Yoga ou qualquer programa de exercicío fisíco, consulte seu médico e busque instruções pessoais de um professor qualificado.
Saiba mais:
A importância do aquecimento.
Benefícios das asanas.
Dicas para a prática de asanas.