Swami Rama (1925-1996) nasceu com o nome de Brij Kiśore Kumar, de uma família brâmane no norte da Índia, em uma pequena aldeia chamada Toli no Himalaia, região de Garhwal. Ele se tornou o detentor da linhagem da tradição do Yoga Sankya dos Mestres do Himalaia.
De 1949 a 1952 ocupou a posição de prestígio de Shankaracharya de Karvirpitham no sul da Índia. Depois de retornar a seu mestre em 1952 e ainda praticar durante muitos anos nas cavernas do Himalaia, Swami Rama foi incentivado por seu guru para ir para o Ocidente, onde passou uma parte considerável de sua vida ensinando, especificamente nos Estados Unidos e Europa.
Ele foi um dos primeiros iogues a permitir ser objeto de estudo dos cientistas ocidentais. Na década de 1960, ele se permitiu ser examinado pelos cientistas da Clínica Menninger, que estudou a sua capacidade de controlar voluntariamente processos corporais (como o batimento cardíaco, pressão arterial, temperatura corporal etc.) que são normalmente considerados processos involuntários (autônomos) .
Primeiro ashram
Depois de deixar o cargo de Shankaracharya e voltar para o seu mestre, ele depois viajou para o Nepal no Himalaia descalço. Foi lá que ele criou seu primeiro ashram, na periferia de Katmandu, no caminho para Dulikhel na montanha de Janagal. Mais tarde, ele cedeu o ashram ao Swami Vishuddha Dev. O ashram é conhecido como Hansada Yoga Ashram. Agora é a sede do movimento “Characterlogy”. No entanto, outros programas também são realizados lá.
Organização e realizações
Ele foi o fundador do Instituto do “Himalayan Institute of Yoga Science and Philosophy” (Instituto dos Himalaias da Ciência e Filosofia da Yoga), que tem sede em Honesdale, Pennsylvania, e filiais nos EUA, Europa e Índia.
Swami Rama também fundou outros serviços e organizações de ensino, alguns dos quais estão abaixo relacionados. Uma de suas conquistas importantes é o estabelecimento de uma grande instalação médica na parte nordeste da Índia (Dehradun) para atender a milhões de pessoas pobres nas montanhas próximas. Até cerca de 15 anos atrás, a população rural pobre da região não têm acesso a cuidados básicos de saúde, água, saneamento e educação. Dedicados discípulos de Swami Rama têm contribuído para tornar o seu sonho de uma região livre de pobreza se tornar realidade.
Swami Rama propõe uma abordagem holística da saúde, num caminho sensato e não radical para colocar em prática os princípios da Yoga no dia-a-dia. Em vários livros, ele descreve o caminho que ele tomou para se tornar um iogue, e explica a filosofia e os benefícios por trás de práticas como a meditação.
Comumente ressalta a capacidade de qualquer pessoa alcançar a paz sem a necessidade de uma religião estruturada, o que pode ser visto em seus livros Enlightenment Without God e Living with the Himalayan Masters. Swami Rama critica a tendência de alguns iogues usarem poderes “sobrenaturais” para mostrarem-se “iluminados”, argumentando que eles, assim, apenas demonstram a capacidade de realizar uma façanha e nada mais.
Bibliografia selecionada de Swami Rama:
* Enlightenment Without God (Mandukya Upanishad) – Iluminação sem Deus
* Living with the Himalayan Masters - Vivendo com os Mestres dos Himalaias
* The Science of Breath: A Practical Guide - A Ciência da Respiração: um guia prático
* Meditation and its Practice – Meditação e sua Prática
* Freedom from the Bondage of Karma - Liberdade da Escravidão do Karma
* Spiritual Journey - Jornada Espiritual
Links Externos (em inglês)
Artigos de Swami Rama: http://www.swamij.com/swami-rama-articles.htm
Himalayan Institute - http://www.himalayaninstitute.org/
Hospital do Himalayan Isntitute na India - http://www.hihtindia.org/
Referências: Wikipedia (em inglês), abril de 2011