Alfabeto Sânscrito

O principal alfabeto utilizado pelo Sânscrito é conhecido como Devanāgarī, e pode ser dividido em várias partes de acordo com diversos critérios. Então, vamos ver o alfabeto e, na próxima seção, aprenderemos como pronunciar as letras. Mais uma coisa, a vogal "" não será considerada aqui, por ser uma vogal teórica e raramente usada. Por "teórico", quero dizer que foi inventada para manter os pares curto/longo: a/ā, i/ī, etc., de modo que esse "" não fique sem o seu correspondente longo.

Alfabeto Sânscrito
Letras
Vogais
अं अः
a ā i ī u ū e ai o au aṁ aḥ
Consoantes
Primeiro Grupo
Subgrupos Surdas Sonoras
Não-aspiradas Aspiradas Não-aspiradas Aspiradas Nasais
Guturais
ka kha ga gha ṅa
Palatais
ca cha ja jha ña
Cerebrais (Cacuminais ou Retroflexas)
ṭa ṭha ḍa ḍha ṇa
Dentais
ta tha da dha na
Labiais
pa pha ba bha ma
Segundo Grupo
Semivogais
ya ra la va
Terceiro Grupo
Sibilantes
śa ṣa sa
Quarto Grupo
Sonora Aspirada
ha

Uma das coisas notáveis sobre o Sânscrito é que as suas consoantes são silábicas, isto é, vêm acompanhadas da vogal "a". Sem "a" elas não podem ser pronunciadas, pois o "a" é a letra suprema. A maioria das vogais (exceto o Anusvāra "" e o Visargá "") podem ser pronunciadas sozinhas, sem a necessidade de consoantes ou outras vogais, mas nenhuma consoante pode ser pronunciada sem uma vogal. Isso claramente fala de todo um modelo filosófico escondido nesses simples caracteres. As vogais e os seus sons têm a ver predominantemente com o que é superior e independente, enquanto as consoantes (principalmente as do primeiro e do segundo grupos) têm a ver predominantemente com etapas inferiores da Criação. Esse tópico é, sem dúvida, muito mais extenso. Isso foi só uma "dica" de uma característica peculiar do Sânscrito: é uma língua extremamente elaborada em total concordância com uma ciência que se esconde atrás dela. Esse é o maravilhoso dessa língua. Por último, a vogal "" (denominada Anusvāra), como o próprio nome indica, sempre vem após uma vogal que lhe dê suporte (no alfabeto formal se usa, é claro, um "a" para dar-lhe apoio). A vogal "" (denominada Visargá) também precisa do suporte vocálico, sendo representada no alfabeto unida a um "a".

Mais uma coisa: Além desses caracteres que compõem o Alfabeto formal, há uma série de símbolos "híbridos", formados a partir da combinação de dois ou mais caracteres formais. Por exemplo: त्त (tta) द्य (dya) ङ्ग (ṅga), etc.

 


Imprimir  

Artigos Relacionados

Devanagari

O curso de Sânscrito na USP

Mantra Bhavajánandaji