A Lição de Indra

indra-e-indrani

Aconteceu, numa certa época que um monstro gigantesco engoliu toda a água da terra, de modo que houve uma terrível seca e o mundo se viu em péssimas condições. Indra levou algum tempo até se dar conta de que possuía uma caixa repleta de raios e tudo o que tinha de fazer era lançar um deles sobre o monstro, fazendo-o explodir. Quando ele fez isso, as águas jorraram e o mundo se refrescou. E Indra disse: "Que sujeito formidável eu sou!" 

Kumbh Mela - Mitologia

 

O Khumb Mela se baseia numa lenda na qual deuses (Devas) e demônios (Asuras) entraram em guerra por causa de um pote (Kalasha) que continha o néctar da imortalidade (Amrit). O néctar da imortalidade encontrava-se no fundo do oceano e só poderia ser encontrado se este fosse totalmente revirado. Assim, deuses e demônios fizeram um pacto para unir forças e revirar todo o fundo do oceano (veja história do Batimento do Oceano).

 

Narasinha

vishnu_narasimha

A narrativa purânica diz que um demônio muito poderoso quis solicitar ao criador Brahma a bênção da imortalidade. Brahma disse que a imortalidade era algo impossível de ser obtida já que ela não faz parte da criação (todo ser criado deve ser mortal).

Hiranyaksha e Varaha

hiranyaksha-varaha

Entre os descendentes de Daksha, o primeiro homem que Brahma criou no início dessa era, existia um em especial, Kashyap, um Sábio, que teve quatro esposas, Diti, Aditi, Vinita e Kudroo. Diti deu à luz aos Assuras, e de Aditi nasceram os Devas, de Vinita nasceu Garuda, o pássaro veículo de Vishnu, e da última, Kudroo, nasceram as Hidras. Dos Assuras nascidos de Diti, dois vieram com grande poder. Esses dois irmãos se chamavam Hiranyaksha e Hiranyakashyapu. Ambos praticaram práticas religiosas e austeridades, com isso seus poderes aumentavam cada vez mais.

O Batimento do Oceano

shiva-batimento-do-oceano

O Batimento do oceano é um conto da mitologia hindú. Ele conta a história de uma disputa entre os Devas e os Assuras.

História do Nascimento de Ganesha

Ganesha pertence à família dos deuses mais populares do Hinduísmo. Ele é o primogênito de Shiva e Parvati. Shiva é a terceira pessoa da trindade hindu. É o Deus da renovação, destrói para construir algo novo (transformação). Ele é o criador da Yoga. Parvati é a filha dos Himalayas. Deusa da beleza, mãe bondosa e mulher devotada. Shiva tem alma aventureira e adora viajar montado em sua vaca branca Nandi. Infelizmente, os lugares que ele mais gosta são as montanhas inacessíveis e perigosas. Adora também os crematórios, mas sua paixão é a meditação e a Yoga. Quando pratica a Yoga, nem mesmo um terremoto o perturba.

X