Na Lua cheia de maio, milhões de pessoas ao redor do mundo celebram o dia de Vesak, em comemoração ao nascimento, iluminação e falecimento do Buda histórico, Sidarta Gautama. A Equipe do Portal Yoga Brasil deseja a todos um feliz Vesak! Que todos possam ser iluminados!
Saiba mais sobre o Vesak (Wesak).
Vesak (ou Wesak) é conhecido como o "Aniversário de Buda", que compreende o nascimento, a iluminação (Nirvana), e falecimento (Parinirvana) de Buda Gautama.
No dia de Vesak, budistas devotos e seguidores costumam ir aos templos antes do amanhecer para celebrar a jóia tríplice: o Buddha, o Dharma (ensinamentos), e a Sangha (comunidade). Os devotos podem levar oferendas simples de flores, velas e incenso. Estas ofertas simbólicas lembram que, assim como as flores que murcham depois de um tempo curto e as velas logo queimam, assim também é a vida sujeita ao ciclo da impermanência, do surgimento e desaparecimento das diversas formas, criação e destruição.
Os devotos são esperados a fazer um esforço especial para se abster de violência por palavras, atos e pensamentos. Eles são incentivados a comer comida vegetariana no dia. Em alguns países, especialmente no Sri Lanka, dois dias são reservados para a celebração do Vesak e todas as lojas de bebidas e abatedouros são fechados por decreto governamental durante estes dois dias.
Devotos budistas se comprometem a levar uma vida nobre de acordo com o ensino do Dharma, fazendo afirmações diariamente para observar os Cinco Preceitos. No entanto, em dias especiais, nomeadamente lua nova e os dias de lua cheia, eles observam os Oito Preceitos para treinarem a prática da moralidade, simplicidade e humildade.
Alguns templos também exibem uma pequena imagem do bebê Buda em frente ao altar em uma pequena bacia cheia de água e decorado com flores, permitindo que os devotos possam derramar água sobre a estátua, num gesto de purificação e lembrança do importante momento da iluminação de Buda.
Trazendo alegria aos outros
Comemorar o Vesak também significa fazer um esforço especial para trazer felicidade para os infelizes, como os idosos, os deficientes e os doentes. Neste dia, os budistas distribuem oferendas a várias casas de caridade. Vesak é também um momento de grande alegria e felicidade, em que as pessoas focam-se em atividades engrandecedoras e que espalhem o bem.
Prestando homenagem ao Buddha
A tradição atribui ao próprio Buda ter dado a instrução sobre a forma de homenageá-lo. Pouco antes de morrer, ele viu seu fiel assistente Ananda, chorando. O Buda o aconselhou a não chorar, mas compreender a lei universal da impermanência: de que todas as coisas compostas (incluindo até mesmo seu próprio corpo) devem desintegrar-se. Ele avisou a todos para não chorar sobre a desintegração do corpo físico, mas considerar os seus ensinamentos (O Dhamma/Dharma) como seu professor a partir de então, porque só a verdade dos ensinamentos (Dhamma) é eterna e não estão sujeita à lei da impermanência. Ele também enfatizou que a forma de prestar homenagem a ele não era apenas oferecendo flores, incenso e luzes, mas pela verdade e sinceridade que se esforça para seguir seus ensinamentos. Isto é como os devotos são esperados para comemorar Vesak: aproveitar a oportunidade para reiterar sua determinação de levar uma vida nobre, para desenvolver suas mentes, para a prática de bondade amorosa e trazer paz e harmonia à humanidade.
Fonte de referência: Wikipédia (em inglês)