DHAUTI: LIMPANDO O ESTÔMAGO

DESCRIÇÃO E COMENTÁRIO

O Hatha Yoga Pradipika ( 2.24 - 2.25) ensina:

Uma tira de algodão molhado, com sete ou oito centímetros de largura e 1,50m de comprimento é vagarosamente engolida e então retirada, como instruido pelo guru. Isto é conhecido como dhauti.Não há nenhuma dúvida que gripes, asma, doenças do baço, lepra e outros vinte tipos de doenças causadas pelo excesso de mucus são destruidos através dos efeitos de dhauti.

A prática acima descrita se refere à vastra dhauti,a limpeza pelo algodão,que será explicada posteriormente. Porém, antes de explicar esta prática, vamos fazer um apanhado das outras variações que compõem esta técnica de limpeza. Dhauti é na verdade uma série de técnicas de purificação interna e que é dividida em quatro grandes grupos, conforme mostra a tabela abaixo:

DHAUTI - GRUPOS
VARIAÇÃO
TRADUÇÃO
1. Antar Dhauti
(limpeza interna - purificação e fortalecimento do sistema digestivo e excretor)
a) Vatsara Limpeza com ar (similar ao plavini pranayama)
b) Varisara Limpeza com água (conhecido como shankha- prakshalana)
c) Vahnisara Limpeza com fogo (conhecido como agnisara)
d) Bahistrika Limpeza com extração do intestino
2. Danta Dhauti ou Shirsha Dhauti
(limpeza dos dentes ou limpeza da cabeça)
a) Jihva Limpeza da língua
b) Karna Limpeza das orelhas
c) Kapalarandhra Limpeza dos sinos frontais
d) Chakshu Limpeza dos olhos
3. Hrid Dhauti
(limpeza do coração - purificação e fortalecimento do sistema digestivo)
a) Danda Limpeza com bastão
b) Vaman Limpeza pelo vômito
c) Vastra Limpeza com algodão
4. Mula-shodhana
(limpeza do ânus)
-- Sem variação --
-- Sem variação --

Embora o trato digestino corra continuamente da boa ao ânus, deve ser considerado como tendo seções discretas, contudo, funciona como um todo. Dhauti, a limpeza interna, ajuda no movimento eficiente da comida pelo canal alimentar. Falhas em qualquer seção afetam todo o trato, e também tem um impacto nos órgaõs associados que operam em conjunto, como o pâncras, baço, rins, etc. Embora toda a existência e continuação de um indivíduo saudável dependa das funções corretas do sistema digestivo, ele é habitualmente abusado, tanto pela ignorância ou pelo simples desejo, e assim, os shat-karmas provêm métodos para reparar esses danos. Dhauti limpa a bile velha, o muco e permite liberar as toxinas do corpo, além de permitir que a própria sabedoria inerente ao copor reequilibre e imponha a harmonia que lhe é por natureza.

Com essa explanação, será explicada cada uma das técnicas acima expostas na tabela.


1. ANTAR DHAUTI

A limpeza interna. Purificação e fortalecimento do sistema digestivo e excretor. Sua principal área de atuação é o tubo digestivo, desde a boca até o ânus.

1.a - Vatsara Dhauti: sente-se numa postura confortável, relaxando tanto o corpo quanto a mente. Em seguida faça kaki mudra ou gesto do bico de corvo, onde a boca imita o bico de um pássaro. Relaxe a língua e inspire lentamente pela boca, tentando conduzir o ar ao estômago, não para os pulmões. Expanda a barriga o máximo que puder, repetindo quantas vezes forem necessárias. Depois disso, faça viparita-karani mudra, permitindo que o ar saia pelos intestinos na forma de gases.

1.b - Varisara Dhauti: é atualmente conhecida como shankhaprakshalana. É uma das técnicas purificatórias mais exigentes, difíceis e poderosas, exigindo uma atenção especial e um assunto a parte. Portanto, clique aquipara saber mais.

1.c - Vahnisara Dhauti: também é conhecida como agnisara kriya, a essência do fogo. Tanto vahni quanto agni significam fogo. Sar é essência. "A Essência do Fogo" se localiza na região do abdômen, o plexo solar. Para praticar, sente-se numa postura confortável, respire algumas vezes para relaxar o corpo e a respiração. Após alguns instantes, inale profundamente e comece a exalar tranquilamente pelas bocas, como em kaki mudra (imagine que você está assoprando uma vela de aniversário!). Esvazie completamente seus pulmões, e, mantendo essa suspensão de ar, "puxe" os músculos abdominais para dentro e os solte repetidamente, o máximo de vezes que puder. Só depois de algumas destas contrações é que você pode inalar novamente. Para um iniciante, 10 a 15 contrações são suficientes, embora um bom número seja de 50.

1.d - Bahistrika Dhauti: esta é uma prática pouco conhecida, pois involve a expulsão voluntária do reto para ser lavado com água. Não há informações impressas sobre este exercício.

2. DANTA DHAUTI

Danta Dhauti, a limpeza dos dentes, ou Shirsha Dhauti, a limpeza da cabeça, é um grupo de exercícios mais simples, porém não menos necessários. Você verá que não será necessário nenhum conhecimento maior destas práticas, já que nós a executamos diariamente como parte de nossa higiene básica. Porém, são apresentados aqui como parte do conhecimento geral dos shat-karma.

2.a - Jihva Dhauti: limpeza da língua. Na prática original era feita com o uso dos dedos indicador, médio e anular unidos e enfiados o máximo possível dentro da boca. Em seguida, os dedos deslizavam sobre a língua com o objetivo de trazer para fora todo o muco acumulado sobre ela. Atualmente é muito mais fácil e eficaz utilizar uma escova de dentes.

2.b - Karna Dhauti: limpeza das orelhas. Na prática original era feita inserindo os dedos mínimos nas orelhas, movimentando-os rapidamente para retirar a cera acumulada. Hoje em dia o cotonete tem um efeito muito melhor e é mais higiênico.

2.c - Kapalarandhra Dhauti: limpeza dos sinos frontais. Basta escorrer água fria na parte alta da testa.

2.d - Chakshu Dhauti: limpeza dos olhos. É simplesmente jogar água morna nos olhos abertos.

3. HRID DHAUTI

Traduzindo literalmente, Hrid Dhauti significa "limpeza do coração". No entanto, você verá que nas práticas a seguir não há nada que seja relacionado especificamente ao coração, e sim, ao estômago. Por quê isso? Na visão do Yoga, praticamente toda a nossa saúde é influenciada pela nossa digestão. Se você não tem um estômago "forte", tudo o que come pode gerar mal estar, e além disso, muitas de nossas comidas demoram para serem digeridas, fermentando e em alguns casos (principalmente a carne animal) apodrecendo em nosso interior, fazendo com que o organismo tenha que trabalhar em dobro para manter sua saúde. Assim, o estômago é visto como um segundo coração, não podendo existir vida sem ele.

3.a - Danda Dhauti: limpeza com bastão. Na verdade consiste em engolir um pequeno e macio talo de banana ou de cana-de-açúcar.

3.b - Vaman Dhauti: limpeza pelo vômito. Também é conhecido como vyaghra kriya ou "limpeza do tigre", pois da mesma maneira que um tigre regurgita sua alimentação algumas horas após ter comido, nesta prática você vomita três horas após sua refeição, bebendo um copo com água morna e salgada (lembre-se do gosto de uma lágrima) e colocando os dedos no fundo da garganta para induzir o vômito. Há uma outra prática similar, conhecida como kunjal kriya, porém é feita com o estômago vazio.

3.c - Vastra Dhauti:limpeza pelo algodão. Esta é a prática descrita no Hatha Yoga Pradipika, versos2.24 e 2.25, citados no início deste artigo. Embora nestes versos seja indicado o uso de um algodão com sete ou oito centímetros de largura e 1,5m de comprimento, o mais indicado é utilizar uma gaze de três ou quatro centímetros de largura, com comprimento de quatro metros. Cuide para que essa gaze não tenha farpas ou fios soltos, e de preferência deve ser nova e totalmente limpa. É necessário que você mergulhe essa faixa em um pote com água morna e levemente salgada (pense no gosto de uma lágrima).

Material para Vastra Dhauti
Material para Vastra Dhauti: pote com água limpa, morna e levemente salgada. Gaze de 3 centímetros de largua e 4m de comprimento

Agora você deve se sentar numa postura confortável, e relaxar todo o corpo e a mente. Pegue uma das pontas dessa gaze molhada (mantenha a água sempre numa temperatura adequada), e gentilmente vá engolindo essa ponta, e se surgir alguma dificuldade, como ânsia de vômito, basta beber um gole desta água ou simplesmente esperar, relaxar e reiniciar. Vá engolindo essa gaze, até que sobre apenas 30 centímetro da outra ponta para fora da boca. No entanto, nas primeiras vezes em que fizer este exercício, você pode engolir apenas alguns centímetros, aumentando progressivamente com a sua evolução.

Feito isso, levante-se e pratique nauli ou agnisara kriya (vahnisara dhauti), pelo maior tempo que puder, sendo que esta gaze não pode ficar mais do que 15 minutos no estômago. Cinco minutos já são suficientes para limpar o estômago. Ao final deste período, vá puxando tudo de novo com muita calma e gentileza.

4. MULA-SHODHANA DHAUTI

É uma prática muito simples e necessária, embora não seja muito comum devido ao preconceito. A "limpeza da purificação da base" consiste em simplesmente introduzir o dedo médio no ânus e rodá-lo nos sentidos horário e anti-horário. Não é preciso dizer que para isso a mão deve estar limpa e a unha cortada. A melhor maneira de fazer esta prática é no chuveiro, podendo utilizar algum sabonete especial para higiêne íntima.

QUANDO PRATICAR ESTES EXERCÍCIOS

Como você deve ter notado, alguns destes exercícios são fortes de mais para que sejam feitos de maneira rotineira. As limpezas mais "pesadas", como as que utiizam vômitosou a gaze, devem ser feitas em alguns períodos do ano, enquanto que as restantes podem ser feitas em períodos mais constantes ou até mesmo diariamente, como as séries do Danta Dhauti.

EFEITOS

Quando feitas conscientemente e corretamente, melhoram consideravelmente a saúde, o bem-estar, a auto-estima e a longevidade. Principalmente em nossos dias atuais, onde a comida é muito refinada e nossa vida é altamente estressante, nosso estômago e nossos intestinos têm que trabalhar em dobro, e ainda assim não conseguem colocar para fora todas as porcarias acumuladas. As práticas aqui descritas auxiliam em muito esse processo.

PRECAUÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES

Com exceção das práticas do Danta Dhauti, todas as outras merecem atenção especial. Não faça os exercícios de Antar Dhautie Hrid Dhauticaso tenha algum problema estomacal, principalmente úlcera. Em caso de dúvidas, procure sempre um médico ou seu professor de Yoga.

Fonte: Inspire Yoga


Imprimir