Auroville está situada no sul da Índia, 150 km ao sul de Chennai (Madras) e aproximadamente 10 km norte da cidade de Pondicherry, nde, por mais de trinta anos, cada vez mais pessoas do mundo inteiro têm, quieta e laboriosamente trabalhado na construção de uma nova cidade, uma nova maneira de viver, uma nova maneira de ser. Um experimento está sendo feito aqui para o benefício de todos.
“O homem é um ser em evolução, ele não é o produto final. A Evolução não está terminada; a razão não é a última palavra nem o homem, o animal racional, a figura suprema da Natureza“, observou Sri Aurobindo. “Existe algo que ele ainda não é e que ele deve se tornar; ele está sempre se movendo em direção a algo ainda não realizado; a sua essência e vida inteira são uma preparação, um empenho da Natureza em direção ao que está além dele”.
Auroville será o maior veículo deste impulso revolucionário e, eventualmente, uma plataforma para a transformação.
Este largo e vasto objetivo da cidade tem atraído pessoas desde a sua inauguração em 28 de fevereiro de 1968. Hoje em dia, o projeto Auroville está bem estabelecido, tendo encontrado modos de colaborar com as aldeias na sua bio-região, com as autoridades indianas, com várias organizações não-governamentais e sociedades internacionais ao redor do mundo.
Auroville tem uma ambiência rural. Ela consiste de cerca de 100 povoamentos diferentes, espalhados por mais de 25 km² (dos quais um pouco mais de 10 km² já pertence à comunidade de Auroville). As distâncias entre os povoamentos podem ser vários quilômetros. Dentro da área de Auroville há várias aldeias, e ainda muito terreno pertencente aos habitantes dessas aldeias.
Mas o verdadeiro experimento está apenas começando.