A maioria das doenças de nossos dias decorre de problemas de adaptação. Quanto menor nossa capacidade de adaptação, maior o risco de sofrimento e de stress. Este atinge nossa vitalidade, manifestando-se no início com ansiedade, respiração curta, insônia, depressão, irritabilidade, dores musculares, podendo evoluir para doenças do coração, hipertensão, asma, úlcera, enxaqueca, diabetes e outras doenças graves.
As dores de costas crónicas que habitualmente necessitam de um tratamento de 12 dias, podem ser aliviadas através da prática de yoga num espaço de quatro dias, refere um estudo levado a cabo pela University of York (UY), no Reino Unido.
Em comunicado, a UY revela que a investigação consistiu na avaliação dos efeitos de um programa especial de intervenção de yoga com pacientes de dor crónica de costas.
A prática da ioga reduz os sintomas físicos e psicológicos da dor crônica em mulheres com fibromialgia.
O estudo é o primeiro a pesquisar os efeitos da ioga nos níveis de cortisol em mulheres com fibromialgia. Outros estudos já concluíram que a ioga ajuda a combater a fibromialgia, mas sem entrar em explicações fisiológicas.
SÃO PAULO 06/06/2012 - Um programa de oito semanas de exercícios de ioga adaptados foi suficiente para uma melhoria significativa de pacientes em processo de reabilitação após um acidente vascular cerebral.
Os voluntários, homens e mulheres, já haviam completado seu tratamento pós-AVC antes do estudo, mas continuavam a apresentar déficits motores.
Aos poucos, cada vez mais, a medicina tem se misturado com a filosofia. Num ambiente no qual a razão predomina, são as tentativas de lutar pela vida que têm aproximado médicos, pacientes oncológicos e a ioga no mesmo espaço. Hospitais de excelência têm se tornado pioneiros nessa junção, enquanto pacientes, de forma geral, recorrem aos exercícios com técnica oriental para se fortalecer física e psicologicamente.
Para discutir os novos caminhos da Medicina Integrativa, acontece nos próximos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho de 2012, o II Seminário Nacional Medicina Integrativa e o Futuro da Saúde Mundial. O evento irá reunir especialistas renomados para debaterem sobre essa prática terapêutica que envolve a cura e a prevenção de doenças, integrando mente, corpo e espírito.