Benefícios da Yoga no Controle do Stress

A maioria das doenças de nossos dias decorre de problemas de adaptação. Quanto menor nossa capacidade de adaptação, maior o risco de sofrimento e de stress. Este atinge nossa vitalidade, manifestando-se no início com ansiedade, respiração curta, insônia, depressão, irritabilidade, dores musculares, podendo evoluir para doenças do coração, hipertensão, asma, úlcera, enxaqueca, diabetes e outras doenças graves.


Percebemos então, como é fundamental desenvolvermos esta capacidade de enfrentar os problemas do dia a dia e é neste ponto que a yoga tem um papel de extrema importância, pois além de nos tornar mais fortes fisicamente, nos dá resistência emocional.


As tensões emocionais produzem tensões físicas que atingem músculos e articulações. Através das âsanas (posturas) se recupera o equilíbrio do tônus muscular e um estado de relaxamento que possibilita a vivência de sensações agradáveis e estas afetam positivamente nossa mente influindo assim indiretamente na eliminação das tensões emocionais.


O relaxamento é eficaz na liberação de emoções reprimidas, na prevenção e cura de doenças psicossomáticas.
As técnicas da yoga (posturas, respiração, relaxamento e meditação) estimulam a resposta do sistema nervoso parassimpático contra a ansiedade aguda e crônica.


Yoga é o caminho da integração e equilíbrio, se afastando do stress e da doença (mental, emocional e física).

Portanto, envolve também a prática de atitudes positivas e a eliminação das atitudes negativas.


Por ser uma ciência essencialmente prática, deve ser incorporada em nossa vida diária. Qualquer pessoa pode usufruir da paz e harmonia interior, sem precisar se retirar para locais especiais, afastados da agitação das cidades.
A pratica da yoga nos possibilita a descoberta do nosso "eu especial" , sem agitação, repleto de harmonia, saúde e força.


(Matéria de autoria de Renata Nunes Simões, publicada em agosto de 1998, na seção de Medicina e Saúde do Jornal Business of House)


Imprimir  

Artigos Relacionados